Podem ser folhas, frutos ou legumes, o importante é manter os alimentos verdes em uma dieta balanceada, para aproveitar todos os seus benefícios
Essenciais para o bom funcionamento do organismo, os alimentos verdes muitas vezes são deixados de lado na hora da refeição, e isso é um erro. A clorofila, que é a responsável pela coloração, é rica em nutrientes, como as vitaminas A, C e E, tem ação antibacteriana e propriedades detox, que agem diretamente no sangue.
Além disso, as folhas ajudam no bom funcionamento do intestino, são ricas em ferro, cálcio, fibras, fósforo, têm poucas calorias e geralmente possuem altos níveis de água, que ajudam a hidratar o corpo. Encontrados facilmente, os alimentos são bastante versáteis e podem ser consumidor cozidos, refogados, ensopados e crus, em saladas ou sucos. O importante mesmo é que o consumo seja diário, para manter o organismo regulado.
De acordo com o estudo realizado pelo EPIC (European Prospective Study Into Cancer), o consumo frequente de fibras, frutas e vegetais, em especial vegetais de folhas verde-escuras, minimiza as ocorrências de câncer, principalmente o câncer de mama, de pele, pulmão e estômago.
Para quem está dieta a ingestão regular é obrigatória. Além de baixo teor calórico, eles proporcionam a sensação de saciedade por mais tempo e são importantes fontes de energia. Você pode incluir no seu cardápio alguns desses alimentos:
- Alface: Rica em fibras, as folhas de alface auxiliam na sensação de saciedade, contribuem para o bom funcionamento do intestino, possuem baixo índice glicêmico e são pouco calóricas.
- Abobrinha Verde: Uma importante fonte de vitaminas do complexo B, a abobrinha auxilia no bom funcionamento do sistema neurológico, circulatório e imunológico. Também é rica em minerais e vitamina A, que evita infecções, auxilia no crescimento e tem propriedades benéficas para visão e pele.
- Brócolis japonês: Conhecido como um dos vegetais mais nutritivos, o brócolis é rico em sais minerais, vitaminas A, B, C e K, fibras e potássio. É um importante aliado da digestão e possui propriedades que regulam o sistema cardiovascular e imunológico. É livre de gorduras e possui aroma e sabor marcantes.
- Pepino: Rico em minerais, como potássio, ferro, cálcio, fósforo e magnésio, e vitaminas A, B C e E, o pepino possui baixo teor calórico e grandes quantidades de água. Suas propriedades agem tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro do organismo, por isso é bastante utilizado em procedimentos estéticos.
- Pimentões verdes: Reconhecidos no combate de doenças degenerativas e crônicas, o pimentão verde é rico em vitamina A, B e C. Suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam no alívio da dor, do inchaço do corpo e das vias respiratórias.
Deixe uma resposta