Existe alimento mais democrático e conhecido no mundo do que a Alface? Ela está presente diariamente na mesa dos brasileiros, principalmente em saladas. É barata e super versátil, além de ter diversos benefícios.
A alface tem sabor discreto e fácil de ser combinado. Além disso, dá um toque verde super especial no prato.
Ao se deparar com as prateleiras de hortaliças do supermercado, certamente você já deve ter ficado com dúvidas de qual alface comprar. Vamos te contar tudo sobre os tipos mais consumidos e comercializados no Brasil – inclusive pela Bertolin 😉
CRESPA
Sabe aquela alface que é sempre encontrada na mesa de família ou nos restaurantes? É a alface crespa (ou a “alface tradicional”). Suas folhas são soltinhas umas das outras, grandes e com diversas ondinhas pequeninas em suas extremidades. A textura é crocante, saborosa e possui uma cor verde intensa.
Ela é rica em cálcio (42mg em uma porção de 110g) e em fibra alimentar (2,5g), sendo uma excelente aliada para regular a flora intestinal, auxiliando na digestão.
Ideal para servir em saladas frescas junto com legumes e outros vegetais.
LISA
O segundo tipo de alface mais consumido é de folhas lisas. O sabor é um pouco mais suave, não possui ondulações e as folhas também são soltas. A textura é mais macia, tendo a cor característica verde.
Também possui uma boa quantidade de fibra alimentar e é rica em potássio (384 mg em uma porção de 110g).
Ideal para incrementar saladas e acompanhar ingredientes frescos.
AMERICANA
O nome da alface americana deriva das suas primeiras plantações que foram realizadas nos Estados Unidos. O formato é arredondado, semelhante ao de um repolho, e as folhas são mais grudadinhas – ficam uma em cima das outras, além de serem extremamente crocantes. O sabor é suave, a coloração é menos intensa, sendo um verde bem claro, e contém um valor nutritivo baixo em relação aos outros tipos de alface.
Por ser mais resistente ao calor, a alface americana é mais utilizada em hambúrgueres e sanduíches.
ROMA
Um pouco menos conhecida, a alface roma é grande, mais resistente, de talo firme e contém folhas uniformes e verde escuras.
Ela é rica em betacaroteno, pectina, fibra, lactucina e uma grande variedade de vitaminas como A, E, C, B1, B2 e B3. Também possui cálcio, magnésio, potássio e sódio. As folhas externas da alface são mais ricas em vitaminas.
ROMANA
A alface romana tem um formato diferente, mais alongado. As folhas são crespas (não tanto quanto a primeira que mencionamos), soltinhas e verde escuras.
É uma excelente fonte de vitaminas C, B, A, ácido fólico, molibdênio, fibras e rica em antioxidantes que previnem o câncer.
As folhas da alface romana são resistentes e é a melhor opção para fazer a famosa Salada Caesar. Servir com redução de aceto balsâmico é uma ótima escolha ou até mesmo somente com azeite de oliva e sal. Essa alface faz um casamento perfeito com assados.
ROXA
É a mais diferente em questão de sabor e aparência. A alface roxa chama atenção por sua coloração diferenciada, folhas longas de formato irregular e soltinhas.
Ela é deliciosa e possui muitos benefícios. É rica em antioxidantes, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce.
Ideal para decorar pratos, fazer sucos ou preparar molhos pestos.
Esses são os principais tipos de alfaces consumidos pelos brasileiros e comercializados pela Bertolin. Escolha a que mais te agrada e te traz benefícios. Entre em nossa loja virtual e se divirta escolhendo a alface para combinar com outros alimentos.
Deixe uma resposta