Não tem jeito, voltar para a rotina alimentar depois das festas de final de ano nunca é uma tarefa fácil. A pior parte é que depois das festas vêm as férias, e para tentar manter um corpo saudável no verão é necessário equilíbrio.
Agora é a hora de colocar o organismo em dia e eliminar todas as toxinas. Para ajudar no processo, é importante consumir alimentos diuréticos e de fácil trato intestinal, como abacaxi, melancia, melão, além de intensificar o consumo de fibras, como as oleaginosas e farinhas integrais. E não se esqueça, beber água nunca é demais.
É recomendado para um processo de desintoxicação comer itens com fibras, porque elas diminuem a absorção de gorduras e açúcares no organismo. Opte por grãos, como a linhaça. É possível consumi-las em sucos, vitaminas e frutas, de jejum ou no lanche da tarde.
Beber bastante água é ideal para que o metabolismo funcione corretamente. São necessários dois litros por dia para evitar inchaços. O consumo deve ser feito ao longo do dia, purificando o organismo das toxinas aglomeradas. Além de água pura, você pode beber água com limão, onde para cada 100ml de água você pode incluir meio limão siciliano.
Os chás de erva-mate e verde com gengibre são ótimos para queimar gordura e dão sensação de saciedade. Tomar duas xícaras por dia é a quantidade ideal para queimar gordura e diminuir o inchaço pós-festas.
Sucos de frutas, como abacaxi, melancia e melão, em jejum ou no lanche da tarde, são ótimos para eliminar as toxinas do organismo e diminuir as medidas do abdômen, afinal são sucos diuréticos.
Os alimentos ricos em ômega 3 fazem com que a glicose se transforme em energia, impedindo que forme um estoque de gordura.
Uma boa opção é tomar sucos detox entre as refeições e no café da manhã. Os sucos podem ser consumidos diariamente, e ajudam a eliminar as toxinas do corpo, desinchar e melhorar o funcionamento do intestino.
Normalmente os sucos detox são a base de água de coco ou sucos cítricos. Para preparar separamos algumas dicas e receitas para recuperar e equilibrar o organismo:
Suco de couve, pepino e maçã
Coloque no liquidificador uma folha de couve, suco de meio limão, um pedaço pequeno de pepino sem casca e sem semente, uma maçã sem casca e 150 ml de água de coco. Bata e beba gelado.
Suco de laranja com gengibre
Adicione no liquidificador uma laranja sem a polpa branca, suco de meio limão, uma maçã gala ou fuji, um pedaço de gengibre, uma folha de couve, meio copo de água. Bata tudo e beba sem coar.
Melancia e água de coco
Com uma xícara de chá de melancia, 250 ml de água de coco, suco de um limão e seis folhas de hortelã. Coloque tudo no liquidificador, bata e beba sem açúcar ou adoçante.
Chá-verde e melão
Coloque no liquidificador 250 ml de chá-verde gelado, uma fatia grossa de melão, uma maçã com casca, suco de um limão e três folhas de capim-limão fresco. Bata e beba ainda gelado. Além de tudo, esse suco tem efeito diurético.
Couve, limão e abacaxi
Separe uma folha de couve-manteiga, suco de um limão, uma fatia média de abacaxi, um copo de água e uma lasca de gengibre. Bata tudo no liquidificador e beba.
Nesse período, evite comer carne vermelha, farinha refinada, frituras, doces e alimentos industrializados. Desta forma, é mais tranquilo para neutralizar a oxigenação das células e eliminar as toxinas.
Tempere os alimentos com especiarias anti-inflamatórias e antifúngicas, como canela, gengibre e açafrão. Também inclua alimentos termogênicos, como a pimenta, chá verde e guaraná em pó.
Deixe uma resposta