Quando falamos de comida, o Natal é uma das épocas mais esperadas do ano porque é nesse período que acontece a ceia entre familiares ou amigos e que costuma ser uma tradição nos lares brasileiros.
Por isso, decidimos falar exatamente sobre isso dessa vez: qual a origem da ceia de Natal? O que não pode faltar? Tem sobremesas ou só pratos salgados?
Calma que vamos responder a todas essas perguntas. Então vamos lá?
Origem
Existem duas origens possíveis para a realização da ceia natalina, uma é religiosa e a outra cultural.
Para alguns estudiosos, essa tradição vem da Santa Ceia, realizada por Jesus e seus discípulos antes de sua morte e a ligação parece ser bem forte. Mas para outros, o costume veio da Europa, onde os moradores costumavam deixar as portas de suas casas abertas para que viajantes e peregrinos passassem por lá e ceassem com os moradores.
Mas a real origem da ceia não é tão importante quanto realiza-la de coração aberto, com as pessoas que amamos e em clima de paz.
Assim, vamos passar para a ceia na prática?
O que compõe a ceia
Como a ceia de Natal é realizada por inúmeros países de todos os cantos do mundo, cada região tem suas particularidades e preferem realiza-la de uma forma.
Mas falando de Brasil, alguns pratos são mais preparados do que outros, entre eles estão o chester, o peru recheado com farofa, o arroz branco, o arroz com uva passa, a salada de maionese e a farofa temperada.
Esses são pratos típicos e muito e amados pelos brasileiros, mas que tal inovar e realizar pratos bem diferentes do que você está acostumado?
Para isso você pode misturar doces e salgados em receitas agridoces, abusar do uso de frutas, que além de saborosas são muito saudáveis, e brincar com os sabores e aromas das ervas.
Sobremesas
Agora chegamos na queridinha de muita gente, a sobremesa!
Terminamos de comer entrada e prato principal e ficamos satisfeitos, mas somente até as sobremesas serem postas. Nessa hora já estamos preparados para um segundo round.
A sobremesa típica dessa época do ano é a rabanada e ela pode ser feita de várias formas, com frutas, panetone ou chocotone e até em forma de pavê para aquele seu tio não perder a famosa piada.
Mas além da rabanada, outras sobremesas igualmente deliciosas são o pudim de natal, cookies, biscoitos de natal e os já citados panetone e chocotone.
Uma dica prática
Mas vamos à dica prática porque nem todos temos o tempo ideal para montar a mesa de Natal dos sonhos, então qualquer ajuda é bem-vinda. Sendo assim, tente preparar tudo o que for possível antecipadamente e deixe apenas o necessário para o dia 24.
Mas o que pode ser preparado antes e somente na data?
1. Carnes podem e precisam ser temperadas antes, mas asse-as apenas no dia da ceia;
2. Prepare os molhos e acompanhamentos previamente e deixe para o dia 24 apenas o cozimento das massas;
3. Saladas devem preferencialmente ser preparadas somente na hora de comer para que frutas, verduras e legumes não percam suas propriedades;
4. Doces que não forem à base de frutas frescas podem ser feitos anteriormente porque não correm o risco de perder consistência ou sabor tão facilmente.
5. A decoração pode ser feita desde novembro, então se ainda não fez, mão na massa. E a mesa também pode ser preparada com antecedência de um dia ou mais.
Com essas dicas esperamos facilitar a preparação da sua ceia de Natal e desejamos que ela seja fantástica, acompanhada de pessoas especiais e repleta de felicidade.
E não se esqueça, na hora de cozinhar com carinho, produtos selecionados só se for Chácara Bertolin.
Deixe uma resposta